Portal das Ações Sociais

Depoimentos

Queremos te dizer...

Com muito carinho, os dirigentes da USP e nossos colaboradores enviam um recado importante e inspirador !

Uma nova Universidade

Ninguém mais quer saber quantos papers foram publicados por ano, as pessoas querem saber o que fizemos para mudar a sociedade em que vivemos.

Uma universidade é boa quando é essencial para sua gente. Com essa clareza, seguiremos adiante

Prof. Carlos Gilberto Carlotti Jr. | Magnífico Reitor

Cultura e Extensão

A USP ocupa um lugar privilegiado, pois é capaz de oferecer os meios indispensáveis ao ingresso, circulação e difusão da cultura e da ciência, tanto no meio universitário quanto no meio externo a ele. O sentido da reflexão e da ação de uma instituição pública do porte da USP é oferecer alternativas à tendência hegemônica de mercantilização da cultura e ser capaz de criar meios de acesso amplo à produção cultural.
Nesses termos, cultura e extensão são pares unidos, harmônicos e indissociáveis”

Profa. Maria Arminda do Nascimento Arruda | Magnífica Vice-Reitora

Entendimento Social​

A sociedade hoje é “mais exigente, mais preparada e tem expectativas maiores” do que antigamente, e isso precisa ser levado em conta na maneira como as Universidades se relacionam com ela. Não adianta falar em número de papers ou prestígio do paper, porque não é o que a sociedade deseja. Quero que a sociedade entenda que a universidade é o espaço onde ela vai conseguir ter as suas discussões e o seu desenvolvimento. Essa é a nossa meta.

Prof. Vahan Agopyan | Ex-Reitor da USP / 2018-2021

Empoderamento Feminino​

Com base na análise do número de ingressantes do sexo feminino nos cursos de Ciências Exatas e da Terra nas três maiores Universidades públicas Paulistas (UNICAMP, UNESP e USP), é possível observar a grande disparidade entre o número de homens e mulheres, reforçando o estigma de ser uma área majoritariamente masculina.

Profa. Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco | ICMC-USP

Apresentar o Conhecimento Científico em Espaços não Formais de Ensino

Os espaços não formais de ensino, como os centros e museus de ciências presentes na universidade, têm papel relevante na popularização da ciência junto aos diversos estratos sociais, garantindo o acesso gratuito e facilitado principalmente às crianças e jovens das escolas públicas.

Profa. Nelma Regina Segnini Bossolan | IFSC-USP | Diretora do CDCC-USP

A Próxima Revolução Econômica

O processo evolutivo de um ecossistema de inovação e, portanto, de toda a sociedade, deve estar voltado para as Pessoas e, assim, mais descentralizado e participativo, em contraposição à rigidez burocrática. Um olhar incansável para as necessidades do cidadão e, por consequência, no desenvolvimento sustentável de uma sociedade é uma exigência indiscutível, hoje, e uma habilidade requerida para um verdadeiro líder. Todos àqueles que se propõem a trabalhar para o desenvolvimento de uma sociedade devem ter a coragem para adentrar na próxima revolução econômica, a qual exigirá a sensibilidade de líderes no “cuidar” e no “sentir”. Não há progresso econômico, científico e ambiental sem acolhimento e inclusão social.

Bruna Boa Sorte | Instituto INOVA

O Reconhecimento do OUTRO

A extensão universitária percorreu um longo caminho até chegar aos dias atuais: a transmissão vertical do conhecimento, a ação sócio-comunitária voluntária, a ação sócio-comunitária institucional e a ação acadêmica institucional. Hoje, a prática extensionista tem em seu alicerce a compreensão do OUTRO como sujeito histórico cultural e a construção de valores de modo participativo e colaborativo.

Profa. Simone Helena Tanoue Vizioli | IAU-USP

Profissionalismo, Protagonismo, Eticista

As atitudes éticas desempenham um papel fundamental na promoção da extensão social, incentivando a responsabilidade social, equidade, justiça, sustentabilidade, integridade, transparência, engajamento cívico e participação democrática. Esses valores éticos são essenciais para construir uma sociedade mais coesa, inclusiva e sustentável.

Prof. Carlos Goldenberg | EESC-USP

USP e Sociedade: Inovação Social

A Universidade de São Paulo foi criada pela Sociedade e por ela é mantida. Os movimentos em prol da sua criação, seu Estatuto, seu Código de Ética e seu Brasão, com a inscrição Scientia Vinces, apresentam com clareza o papel da Universidade no Desenvolvimento Socioeconômico do País, de forma democrática, inclusiva e sustentável, buscando o bem−estar da população baseada nos conhecimentos gerados em seu seio. A parceria entre o Centro de Inovação da USP−Complexo São Carlos (InovaUSP/SC) e o Grupo de Estudos de Ações Sociais (GEAS/USP) representa o precioso papel da Universidade ao estarem envidando amplos esforços no âmbito da Inovação Social, realizando relevantes ações conjuntas com vários setores da Sociedade externos à Universidade.

Prof. Tito José Bonagamba | IFSC−USP e Coordenador do InovaUSP | Complexo São Carlos

Ensino e Difusão Científica

A USP tem o dever de contribuir para mudanças sociais através da educação, extensão e difusão da ciência. Ao se fazer presente na população menos favorecida a sociedade a valoriza como patrimônio educacional, científico e cultural do Brasil !

Prof. José Marcos Alves | EESC-USP

Biblioteca e Sociedade

A biblioteca desempenha um papel imprescindível na sociedade por democratizar o acesso à informação, promover a educação e a cultura, incentivar a leitura, estimular o pensamento crítico e fortalecer os laços comunitários, tornando-se um espaço inclusivo vital para o desenvolvimento pessoal e coletivo. Neste contexto, as Bibliotecas da USP contribuem para a excelência do ensino, pesquisa, extensão, cultura e ações sociais realizadas pelas Unidades dos Campi da Universidade.

Marilza Aparecida Rodrigues Tognetti | Prefeitura do Campus USP de São Carlos − Bibliotecária

Abraçando a diversidade

A universidade, além de seu papel tradicional no ensino e pesquisa, desempenha um papel crucial na promoção da diversidade por meio de suas atividades de extensão. Essas iniciativas extrapolam os limites das salas de aula, conectando a instituição com a sociedade e proporcionando um ambiente enriquecido por perspectivas diversas.

A diversidade, seja ela cultural, étnica, socioeconômica ou de pensamento, é uma fonte inesgotável de riqueza intelectual e social. Ao integrar a diversidade nas atividades de extensão, a universidade não apenas reflete a realidade plural da sociedade, mas também cria um ambiente propício para a inovação e o aprendizado intercultural.

Através de projetos de extensão que abraçam a diversidade, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar experiências que transcendem suas próprias perspectivas. Isso não só amplia seus horizontes, mas também os prepara para enfrentar os desafios de um mundo globalizado e interconectado.

Profa. Maíra Martins da Silva | EESC-USP

Ciência, Universidade e Sociedade

Pensando num contexto amplo, o negacionismo científico evidenciado na pandemia nos faz repensar a interação com a sociedade em geral. Esta interação, em cursos de ciência básica, está ligada diretamente às atividades de divulgação científica para um público geral, buscando uma linguagem adequada e conteúdos que sejam instigantes, atraentes e constantemente atualizados.

Prof. Guilherme Matos Sipahi | IFSC-USP

Empreendedorismo socioambiental e universidade: a extensão acadêmica transformando vidas!

Nas últimas décadas temos vivenciado diversas mudanças transformadoras no papel exercido pelas instituições de ensino superior e, entre elas, está a extensão acadêmica. Reconhecida como um dos tripés da academia, a extensão tem possibilitado que os discentes se envolvam de diferentes formas e com diferentes grupos sociais, realizando ações transformadoras que permitem que estes grupos sociais melhorem suas condições de vida. Se por um lado as comunidades são beneficiadas direta e indiretamente, por outro registramos o amadurecimento profissional dos discentes, uma vez que o enfrentamento de problemas reais faz com que estes saiam em busca de soluções que possam amenizar ou eliminar aquele problema social. Neste processo, evidenciamos as mudanças na forma de ver, pensar e agir deste futuro profissional, que levará consigo uma atitude mais humana e ética no desenvolvimento de suas atividades.

Prof. Evaldo Luiz Gaeta Espíndola | EESC-USP

Pensamento matemático como uma forma de inclusão

A nossa convicção é de que a Matemática (incluindo pensamento matemático e suas aplicações) e algoritmos (programação básica em computação) são algumas das condições necessárias para a inclusão social no mundo moderno. As habilidades matemáticas estão presentes em toda a população, independentemente de qualquer identificação.

O nosso desafio é comunicar a matemática de forma profunda, porém acessível e lúdica (usando programação básica como uma das ferramentas), criando uma conexão entre a universidade, seus estudantes e a sociedade de São Carlos, com ênfase nas escolas públicas da cidade.

Prof. Ali Tahzbi | ICMC-USP

Integração Transformadora

As atividades de extensão têm como propósito articular o ensino e a pesquisa de modo a promover a integração transformadora e engrandecedora entre a Universidade e a sociedade.
O objetivo principal é apresentar à comunidade a importância da Química na vida das pessoas, mostrar aos jovens a relevância da ciência e, particularmente, da química na qualidade de vida da população, além de apresentar a USP a esses jovens (possibilidades de ingresso, permanência e atuação na Universidade).

Profa. Maria Olímpia de Oliveira Rezende | IQSC-USP

Construindo Pontes com a Sociedade

Ser uma ilha de excelência, com reconhecimento internacional, expandindo a fronteira do conhecimento, não tem valor se não houver a participação da Sociedade neste processo.
Criar pontes, por meio do ensino e da difusão de conhecimento, é essencial para o desenvolvimento da Sociedade, em direção a um mundo mais justo e igualitário. É nossa responsabilidade!

Prof. Maximiliam Luppe | EESC-USP

Apoio ao Ensino e à Aprendizagem

A divulgação do conhecimento científico e de Matemática e o apoio à sua aprendizagem na comunidade são-carlense e da região têm sido um dos grandes desafios da USP e do CDCC. Continuar levando cultura, informações de qualidade e materiais para auxiliar na transformação do ensino nessas áreas, à população em geral, é a principal meta do CDCC-USP.

Profa. Edna Maura Zuffi | ICMC-USP | Coordenadora do Setor de Matemática do CDCC-USP

Ajudando a apontar caminhos

Como participante ativo do projeto educacional, tenho a honra de contribuir para a transformação da vida de crianças de baixa renda. Através de cursos especializados, fomentamos o amor pelo aprendizado e a aspiração pelo ensino superior. Meu papel é ser uma ponte entre o potencial desses jovens e as oportunidades que uma formação universitária pode oferecer. É gratificante ver o brilho nos olhos de cada criança à medida que descobrem novos horizontes de conhecimento e sonham com um futuro promissor.

Alexander Munaiar | EESC-USP

Educação de qualidade para todos !

Acredito que todo esforço deve ser feito no aprimoramento do Ensino Básico no Brasil para formar cidadãos conscientes, capazes de tomar decisões com consciência social, política e econômica.

Profa Yvone P. Mascarenhas | Professora Sênior do IFSC-USP e Professora Honorária do ieA-USP Polo São Carlos

Inclusão Digital: gera oportunidades para jovens estudantes e reduz a desigualdade social

Atividades experimentais nas escolas, utilizando o ambiente computacional Arduino, têm se mostrado importantes para despertar vocações científicas e tecnológicas em jovens talentosos. Inicialmente, são formados Clubes de Ciências, especialmente em escolas públicas. Ao longo do ano, esses clubes buscam solucionar problemas sociais, abordando temas como acessibilidade, saúde, ensino, gestão empresarial, alimentação, resíduos sólidos, inovação de produtos e serviços, entre outros. Ao final do período letivo, os Clubes apresentam seus trabalhos em uma ampla Feira de Ciências, permitindo que todos compartilhem seus aprendizados. O acesso à Ciência, Tecnologia e Inovação desperta jovens para seus potenciais e cria oportunidades para seu futuro, bem como para o futuro do país e a sustentabilidade do planeta.

Profa. Wilma R. Barrionuevo | EduSCar

Integridade Científica e a Sociedade

Entregar para a sociedade conhecimento baseado em boas práticas em pesquisa e integridade acadêmica é fundamental para o desenvolvimento científico, social e econômico. A universidade tem um papel central neste processo e na valorização e expansão da extensão social.

Prof. Hamilton Varela | Diretor do IQSC-USP

Não é só para inglês ver…

O inglês é, inquestionavelmente, a língua franca da comunicação internacional e elemento importante na trajetória acadêmica e profissional. A oferta de cursos de inglês para populações extra campus tem demonstrado o compromisso da USP-SC com a inclusão social, bem como a ampliação da perspectiva de um futuro melhor.

Prof. Dr. Hélcio Lanzoni (Tese Prime-Ribeirão Preto–SP) | Parceiro Educacional

As Escolas Públicas e a USP

As atividades de extensão social acadêmicas da USP são um estímulo para nossas escolas e trazem uma série de benefícios para os alunos e comunidade escolar. Contribuem significativamente para a melhoria da qualidade da educação, da promoção da inclusão, da equidade e do avanço educacional.

Acreditamos que fortalecer nossa parceria ampliará o impacto positivo da Universidade em nossas escolas estaduais e juntos contribuiremos para construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Debora Gonzalez Costa Blanco (Diretoria de Ensino-Região de São Carlos) | Parceira Educacional

Extensão Social e Parceria Empresarial

Nós do Grupo Anacom/Edasim estamos felizes por sermos parceiros e cooperarmos com as ações de extensão social do Campus USP de São Carlos. Desde 2017, por meio de doações de equipamentos educacionais para o Centro de Inclusão Social – USP Campus de São Carlos, colaboramos para a formação de alunos de Escolas Públicas, com prioridade para os de baixa renda de comunidades de São Carlos, e das que se encontram ao redor da Área 2 do Campus. As ações de extensão tem sido um sucesso e estão colhendo seus frutos nos últimos anos.

Renato Birolli | ANACOM-EDASIM (São Caetano do Sul) | Parceiro Educacional